22 de fevereiro de 2015

5 Dicas para bombar nos estudos


O carnaval já passou e o ano enfim começou. As aulas já começaram e está na hora de se dedicar aos estudos para se livrar da recuperação ou para passar em concurso público ou no vestibular. O melhor é começar a estudar agora para não ter que correr atrás do prejuízo depois. 

Já faz algum tempo que eu tento entrar na Força Aérea Brasileira, quero ser controladora de tráfego aéreo, então tenho estudado sempre, quase sem férias desde que terminei o ensino médio. Com tantos anos de estudo aprendi algumas coisas e venho agora compartilhar com vocês.

1 - Crie um programa de estudo

Estipule uma grade horária diária de estudo e o que deve ser estudado naquele período de tempo.

A prova que vou fazer será em março, então me programei assim: o mês de janeiro eu deveria estudar toda a matéria que cairá no concurso, fevereiro e março eu apenas farei exercícios. Para que eu cumprisse minha meta marquei em minha agenda quais assuntos de quais matérias eu deveria estudar no dia. Fiz isso de forma que estudei em média nove horas por dia com intervalos de alguns minutos a cada duas horas, com uma hora de almoço.

Com esse programa consegui revisar toda a matéria do concurso até o dia 31 de janeiro. Claro que se você estiver na batalha de apenas passar de ano não é necessário tantas horas de estudo.

2- Intercale as matérias

O maior erro dos estudantes é separar dias específicos da semana para cada matéria, com isso eles ficam muitos dias sem ver a mesma matéria. Então é importante estudar um pouco de todas as matérias no mesmo dia. 

Por exemplo eu preciso estudar matemática,  física, português e inglês.  Então a cada duas horas eu estudo uma matéria. Na minha grade de estudos de nove horas acaba sobrando uma hora que já direi o que faço com essa hora "extra".

3- De uma maior atenção ao que você tem dificuldade

Outro erro muito comum é ignorar a matéria que se tem dificuldade.  Eu sei que é chato estudar a matéria chata e difícil,  mas é ela que precisa de mais atenção. 

Lembra da hora que estava sobrando na minha grade horária,  uso ela para estudar física que é minha maior dificuldade. Enquanto estudo apenas duas horas das demais matérias, física eu estudo três.

4- Desligue-se do mundo virtual

O whattsapp é o maior vilão na hora dos estudos,  por isso o melhor a se fazer é desligar a internet, colocar o celular em outro cômodo ou até mesmo desligá-lo. Se a tentação for muito grande peça para alguém da sua casa esconder seu celular, seu notebook e até mesmo os controles da televisão. A força de vontade de tirar uma boa nota deve reinar sobre seu desejo de mexer na internet.

5- Crie novos métodos de estudo

Na hora de estudar a criatividade deve ser grande para que você aprenda a matéria. Vale fazer resumos, ler a matéria,  fazer exercícios,  assistir vídeo aula, colar a matéria nas paredes do quarto, gravar a matéria e ficar escutando durante o dia, criar grupos de estudo com os amigos, ou qualquer outra coisa que ajude você a aprender a matéria e não apenas decorar.

Outras dicas:

* Não estude de pijama, lave o rosto, coloque uma roupa confortável e tome um bom café da manhã, assim você espantará a preguiça e se concentrará mais.

* Não adianta estudar desesperadamente, o corpo e a mente precisam de descanso,  por isso a pausa é fundamental, e não uma perda de tempo. O intervalo faz com que os estudos rendam mais.

Não se prenda ao relógio. Se você vai estudar cinco horas por dia fazendo uma pausa a cada uma hora e meia não fique olhando toda hora para o relógio pra ver se o tempo passou, assim seu estudo não vai render.  Ou se deu o horário de trocar de matéria ou de fazer a pausa e você não terminou o que estava estudando, não há nada de errado em adiar a pausa ou adiantar se o estudo está maçante e você já está estressado.

2 comentários :

  1. Gostei, dicas inteligentes e muito boas... Para mim o mais difícil de cumprir o item 4 pois sempre tem alguma coisa que fica te chamando quando estudo em casa kkkkkk é terrível.
    Bons estudos e SIM você vai conseguir ingressar na Força Aérea... Desejo a você muita força e dedicação e as pessoas vitoriosas são as que nunca desistem de tentar vencer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)

      Se esforce um pouquinho que você consegue dominar o desejo de fazer outras coisas, o segredo é foco.

      Beijinhos :)

      Excluir