16 de outubro de 2020

As 5 linguagens do amor

Em 2015 eu tive um intensivão de leitura. Li 32 livros nos primeiros 6 meses do ano. Entre esses tantos livros eu li 'As cinco linguagens do amor', na época achei um bom livro, que todo mundo deveria ler. Mas ano passado tive a oportunidade de comprá-lo e relê-lo - acabei emprestando e ele nunca mais voltou para mim, isso me deixa irritada, detesto emprestar meus livros. Na verdade sou egoísta, o que é meu é meu, não toque, não pegue, não entre, não respire perto. - e foi como se eu tivesse lido pela primeira vez. Super recomendo a leitura dele.
Mas enrolação a parte ... o livro fala sobre como cada ser humano possui uma forma, o livro chama de linguagem, que se sente amado e que demonstra o amor. Ao todo são cinco linguagem - tempo de qualidade, atos de serviço, presentes, palavras de afirmação e toque - e ele descreve cada uma delas e ao final é possível fazer um teste dá para encontrar na internet também para identificar sua linguagem, é possível perceber durante a leitura, mas é válido confirmar e perceber exatamente a influência de cada uma das linguagem.
Mas por que estou falando sobre? Essa semana estava conversando com uma amiga e estávamos rindo do fato de que nenhuma das duas é toque. O que isso quer dizer? Eu não demonstro amor e nem me sinto amada com a proximidade física. Na verdade eu tenho até certa aversão a contato físico. O que acaba sendo um grande inconveniente em determinadas relações da minha vida. Não é regra você ter aversão a uma linguagem específica. Por exemplo, a minha terceira linguagem é presentes. Eu adoro ganhar presentes, mas não é a forma que eu me sinto amada. Ou seja, eu não tenho aversão à presente, só não é minha linguagem.
Outro fato interessante é que a linguagem que nos sentimos amados não necessariamente é a mesma com a qual demonstramos amor. Minha principal forma de demonstrar amor é através de atos de serviço e depois presentes. Já a primeira linguagem que eu me sinto amada é tempo de qualidade.
Eu realmente acredito que esse livro seja de utilidade pública e todos deveriam ler. Ajuda muitos nos relacionamentos, porque conseguimos identificar o que o outro gosta. Você pode estar enchendo sua esposa ou seu marido de presentes, quando tudo o que ele ou ela deseja é passar um tempo ao seu lado.
Você já leu esse livro? Você sabe quais suas linguagem? Já teve alguma experiência relacionada as linguagens do amor?

Nenhum comentário :

Postar um comentário