14 de fevereiro de 2019

A vida é muito mais sobre como nos comportamos do que sobre as situações que acontecem nela

Já parou para pensar que todo mundo passa pelas mesmas coisas? Términos de relacionamentos - desejados ou não -, amizades falsas, problemas de família, falta de autoestima, problemas financeiros, não saber quem é ou o que gosta de fazer, entre outros ... Mas então porque parece mais difícil para uns do que para outros?
Essa semana eu aprendi que tudo está ligado à forma como  nos comportamos frente aos problemas, e isso está diretamente ligado a quem somos, à nossa personalidade e ao nosso caráter. Tive duas experiências que exemplifica bem isso. 
Primeiro: eu frequentei uma igreja aqui perto de casa por algum tempo, mas não me sentia à vontade e fui procurar outra um pouco mais perto do trabalho, mas ainda não estava realizada lá. Um detalhe importante: eu entrava muda e saia calada, com vergonha das pessoas - mas quem me conhece sabe que eu nunca fui tímida, mas com as mudanças constantes em minha vida eu fiquei muito insegura. Após uma grande reviravolta na vida e um processo de redescoberta de quem eu sou, fui à igreja que tenho frequentado, me juntei ao coral e comecei a me enturmar. E no dia seguinte fui a igreja perto de casa, que eu costumava frequentar, foi um culto mais interativo e participei fazendo comentários e no final conversei com algumas pessoas. Me enturmando e me sentindo bem.
A situação não mudou, eu quem mudei a forma como encarava o "problema", mudei a forma de me comportar diante da situação.
Segundo: eu e minha amiga estamos passando exatamente pela mesma situação, término indesejável, desejo de cuidar da saúde ... mas adivinha só, cada uma está enfrentando de uma forma. Estou me forçando a ser positiva, estou me forçando a fazer atividades em prol do meu amor próprio, para seguir em frente, mesmo sofrendo - porque sei que a mudança está em mim; os dias serão bons se eu quiser, mesmo que eu saiba que dias ruins existirão. Já ela, está sempre reclamando e arrumando desculpas para continuar na mesma situação. Ela deseja mudanças, mas não tem ações. Eu sei o potencial que ela tem, eu sei que ela tem a mesma força que eu, mas está ocupada demais em se vitimizar do que realmente ficar bem.

A vida é muito mais sobre como nos comportamos do que sobre as situações que acontecem nela.

Nenhum comentário :

Postar um comentário